Proposta de redução de impostos para games é aprovada na Câmara

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, 30 de novembro, a proposta que concede benefícios fiscais aos games. O texto sugere a inclusão dos jogos eletrônicos na Lei da Informática (8.248), aprovada em 1991.

Se entrar em vigor, games, consoles, periféricos e relacionados poderão contar com redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo a Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (Acigames), esse tributo atualmente representa 40% do valor total praticado sobre os jogos comercializados oficialmente no Brasil. Os tributos PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), que juntos representam 9,75% no valor total de um jogo, serão reduzidos a zero sobre a importação dos games para uso doméstico.

Segundo o autor do projeto, o deputado Hugo Motta (PMDB-PB), a extensão da Lei da Informática aos jogos eletrônicos visa incentivar fabricantes de jogos de computadores e consoles que invistam parte do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento de produtos. A atividade é um requisito necessário para a redução do IPI, por exemplo. Além do abatimento de parte da carga tributária, o texto menciona estimativa de renúncia fiscal como incentivo para atrair a indústria de games ao País.

“Os investimentos para o desenvolvimento desses títulos atingem centenas de milhões de dólares para gerar superproduções digitais que rivalizam com estúdios cinematográficos em público e faturamento”, afirma Motta. O parlamentar lembrou que muitos dos avanços da indústria de entretenimento digital são incorporados, posteriormente, por outros segmentos da indústria e também da academia.

O texto aprovado é um substitutivo de autoria do deputado Motta que agrupa o Projeto de Lei 514/11, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), e os PLs 899/11, do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC); e 943/11, do deputado Sandro Alex (PPS-PR). Para entrar em vigor, a proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, sem a necessidade de votação em Plenário.

Fonte: Techtudo

Sobre meiokilobr

GamePlay e montagens de jogos

Publicado em 02/12/2011, em Noticias e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. brn@gmail.com

    Finalmente esses malditos ai fizeram algo.. algo só resta esperar para ver se vai ser isso ai mesmo..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: